segunda-feira, 4 de junho de 2018

Requisitos para conseguir isenção no ENEM

Você sabia que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo?
Esse Exame avalia os conhecimentos de estudantes obtidos até o término do Ensino Médio. Além disso, também é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas no Brasil.


O Enem cobra anualmente uma taxa de inscrição para que o candidato possa realizar o exame.  No entanto muitas pessoas não possuem condições de bancar o valor da taxa para se inscrever que em 2018, foi de R$ 82.
Por isso o Ministério da Educação (MEC) decidiu que determinados grupos sociais tenham isenção da taxa do Enem e não precisem pagar nada para fazer as provas. Em 2018, mais de 70% dos inscritos se enquadram nas condições exigidas para obter a isenção na taxa de inscrição.

Principais requisitos

Mas você sabe quem tem direito a isenção da taxa do Exame? Fizemos uma seleção com os principais requisitos e um breve passo a passo para você garantir gratuidade na inscrição do Enem. Confira:
  • Estar cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Tenha cursado todo o ensino médio como bolsista integral na rede privada e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no ano anterior;
  • Esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa ou cuja renda mensal total seja de até três salário mínimos;
Vale lembrar que o salário mínimo muda a cada ano, e é necessário fazer o cálculo correto para garantir a isenção. Por isso é fundamental estar atento ao valor do salário mínimo 2019. Outro ponto importante é que a solicitação da isenção do Enem deve ser feita antes da inscrição.

Passo a passo

Você deve acessar a página do Exame e clicar na aba “Isenção Enem” e em seguida deve preencher os dados solicitados. Feito isso, é preciso verificar se você se enquadra em uma das situações que garantem isenção. 

Confira seus dados e caso estejam corretos, confirme-os. Em seguida você deve responder as questões do “Questionário Socioeconômico”. Novamente preencha os dados solicitados, confira e confirme. 
Depois de concluir o pedido de isenção, não será possível alterar os dados.

Em todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o candidato deve ter documentos que comprovem a condição declarada, caso não possua, o participante será eliminado do exame e pode responder por crime contra a fé pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário